24 fevereiro 2010
18 fevereiro 2010
Belo Horizonte e Lagoa Santa
Neste feriado de Carnaval 2010 optamos - uma vez mais - por um tranquilo passeio em Belo Horizonte (BH, para os íntimos). Tínhamos visitado a capital mineira no mesmo período de carnaval em 2006 e ficamos encantados. Nas outras visitas feitas à cidade percebemos que a calmaria da primeira visita era ilusória, uma vez que BH ferve durante quase o ano todo.
Aproveitamos o feriado, então, para curtir novamente alguns lugares conhecidos, para conhecer outros ainda inexplorados (como o restaurante Xapuri, na foto abaixo) e para visitar a cidade vizinha, Lagoa Santa, onde pode-se visitar uma gruta e apreciar a bela lagoa (foto do topo).
Em BH, além dos já corriqueiros passeios aos shoppings - desta vez fomos a quatro deles: Diamond Mall, BH Shopping, Shopping Del Rey e Pátio Savassi - marcamos presença no tradicional Parque Guanabara (onde o Gabriel experimentou o tiro de rolha e sagrou-se vencedor de várias guloseimas, foto abaixo), que foi remodelado e agora conta com novas atrações, dentre as quais se encontra o Guitar Hero. Papai e Gabriel aproveitaram a oportunidade para dedilhar alguns notas com a guitarra e animar a galera que se amontoava ao redor. Quer dizer, uma ou duas pessoas pararam para ouvir-nos jogando... Mas foi emocionante!
No Shopping Del Rey (onde tirei a foto abaixo, da dupla dinâmica) assistimos a uma sessão de curta-metragem em 4D. A tecnologia permite que o público, além de observar a imagem com efeito de profundidade, sinta movimentos, cheiro e seja alvo de jatos de água e assemelhados durante a sessão. Nosso vagão, por exemplo, ao passar sob uma cachoeira nos fez receber um jato borrifado de água. Legal, não é mesmo?
Por falar em filme, assisti ao famoso Avatar em 3D. Tive a sorte de ainda pegar uma sessão no Shopping Diamond Mall. Como ninguém quis me acompanhar, assisti ao filme, de 2h40min, sozinho. Emocionante do início ao fim. Merece todo o falatório que se observou e todas as indicações que recebeu.
No Parque do Sumidouro, localizado na cidade de Lagoa Santa (esta, a apenas 5Km do Aeroporto de Confins), a única grande atração do momento é a Gruta da Lapinha. Ao lado da gruta há um pequeno Museu da Lapinha (foto abaixo), com peças antigas, alguns minerais, insetos e parte da história da região. Fomos Gabriel, Vera e eu conhecer os segredos da gruta, orientados por uma veterana daquele lugar e acompanhados por mais 15 pessoas. O passeio pelo interior da gruta tardou 40min e custou R$10,00. Crianças e idosos pagam metade.
No final, voltamos para casa com a deliciosa sensação de dever cumprido: nosso feriado foi um arraso!