13 setembro 2014

Casa Pia e Colégio de Órfãos de São Joaquim


Busto do Irmão Joaquim.

Dia 09 de setembro tive uma bela experiência, ao visitar a Casa Pia e Colégio de Órfãos de São Joaquim. A antiga Companhia de Jesus havia sido fechada no século XVIII e, em seu lugar, o Conde da Palma recebeu autorização para criar um Colégio para Órfãos. Irmão Joaquim Francisco do Livramento, por sua experiência na criação de Seminários e Hospitais pelo Brasil, foi convidado para comandar as instalações em sua nova jornada.


Meu tio-octavô e eu.

O Irmão Joaquim é irmão do meu octavô, Miguel do Livramento. Sendo assim, foi com muita alegria que pude conhecer o prédio e a organização do Colégio de Órfãos de Salvador.


Porta de acesso ao interior do prédio.

Homem de grande disposição e extremamente altruísta, o Irmão Joaquim andou pelo Brasil prestando serviço ao próximo. Em Porto Alegre, fundou a Santa Casa de Misericórdia, instituição que mantém um museu com seu nome. Em São Paulo e Rio de janeiro, fundou Seminários. NA sua cidade natal, colaborou efusivamente para a construção do Imperial Hospital de Caridade. Em Florianópolis, seu pai, o Capitão de Ordenanças Thomás Francisco do Costa, fundou a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, entidade que anualmente promove a investidura de seus novos membros e que contribui para a manutenção de tradições locais.


Igreja central, com as construções laterais.





Fachada da Igreja.

A visita ao Colégio de Órfãos foi extremamente agradável. Visitamos o pátio central, o refeitório, a bibliotecas e algumas salas de aula. Não conseguimos visitar a Igreja e o salão nobre, onde existe uma pintura que retrata o rosto do Irmão Joaquim.


Placas inaugurais.



Detalhe da Igreja.



Detalhe do busto do Ir. Joaquim do Livramento.

Depois de fotografar e de posar ao lado do meu antepassado, eis que ouço Luciana Pereira e Dóris Andrade cochichando: estavam dizendo que sou parecido com meu tio-octavô! E agora? Sim, ou não?


Corredor de acesso às salas de aula.



Placa em homenagem aos antigos Provedores.

Uma placa na escadaria homenageia os primeiros Provedores da instituição e indica o Irmão Joaquim como fundador do Colégio de Órfãos.


Escadaria de acesso às salas de aula do andar superior.



Passeio muito bom, que pode ser repetido em outro momento. Deixo aqui meu agradecimento aos funcionários e professores da instituição.


Arthur, Dóris Andrade e Luciana Pereira apreciando a Casa Pia.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home