06 novembro 2010

Cavaleiro da Ordem da Sabedoria e da Aprendizagem



Ao regressar do passeio realizado à SC e RS, um envelope especial me aguardava: um comunicado do Principado de Hutt River - uma província Australiana que há 40 anos luta pela independência - sobre concessão do título honorífico Cavaleiro da Ordem da Sabedoria e Aprendizagem (sigla KOWL).

Quanto ao galardão, fiquei muito feliz. Os títulos concedidos pelo The Royal College of Heraldry obedecem o critério de mérito e são avaliados por indicação indireta. Ou seja, o cidadão pretendente não pode candidatar-se, mas deve ser indicado por alguma instituição. Ainda, o título - em seu grau e ordem - são escolhidos pela RCH sem interferência alheia.

Quanto à história de Hutt River, trata-se de uma província que reclama independência desde 1970. Uma luta sem armas, na qual inúmeros progressos já foram obtidos. Foi por este histórico que conheci Hutt River, pois defendo a auto-determinação dos povos em todas as circunstâncias. Assim, sou favorável à independência de Québec, da Catalunha, e de inúmeros outros povos espalhados pelo mundo. Acredito que um Estado pequeno possui maiores possibilidades de progresso do que uma nação gigantesca.

Defendo, ainda, a criação de outros estados brasileiros, pelo mesmo motivo. Acompanhei os recentes processos de criação dos Estados do Maranhão do Sul, Tapajós, que resultaram em veto vergonhoso. Não posso aceitar manobras políticas que visam o benefício de políticos, em detrimento do desejo popular expresso em plebiscito. Espero que as novas solicitações tenham resultado mais promissor.

Bom, vou parar por aqui, pois o início feliz do tópico começou a ficar mais sério.

Felicidades a todos!

2 Comentários:

Blogger Leonora said...

Parabéns Humberto!!!! Coloca aí no teu manifesto um desejo popular pela independência dos Estados do Sul brasileiro do resto do País!!!!

seg. fev. 28, 03:33:00 PM BRT  
Blogger Humberto Reis said...

É mesmo. Essa independência deveria vir o quanto antes, e para várias regiões do Brasil.

Infelizmente parece que estamos num mundo onde tudo é azul e a política corre conforme nossos desejos.

Quem sabe essa maré de revolta política no mundo árabe nos atinge...

qua. mar. 02, 05:41:00 PM BRT  

Postar um comentário

<< Home