05 outubro 2009

Genealogia e antepassados

Bom, venho fazendo um abusca genealógica há 9 anos na família. No início, muito simples: perguntar para mãe, vô e outros parentes sobre o nome dos antepassados. Muito bem. E daí?

E daí que no mês de setembro deste ano resolvi profissional o negócio. Enviei email para as dioceses metropolitanas do Rio de Janeiro (onde nasceram o bisavô Nuno Braga e a bisavó Aristotelina Teixeira) e de Florianópolis (onde nasceu a bisavó Edith Rodrigues Gonçalves). Como resultado disso tudo, a pesquisadora Ninéia Raitz - de Florianópolis - encontrou registros sucessivos de batismo e casamento de ascendentes diretos da minha bisavó Edith.

Sem muita surpresa, uma vez que a colonização floripana se deu com a emigração de açorianos ao sul do Brasil, constatamos que os antepassados da Edith Rodrigues Gonçalves são açorianos.

Estamos neste momento - nossa última descoberta - com um registro de casamento de 30 de julho de 1783, entre Manoel Teixeira de Moraes e Maria Joaquina, ocorrido em Desterro (antigo nome de Florianópolis). Os pais do casal vieram da Ilha São Jorge, localizada em Açores.

O mais legal de tudo: outro pesquisador contatou Ninéia e disse-lhe que a família de Alexandrina, irmã de Paulina (minha ascendente direta, 6 gerações acima) e, portanto, filha do casal relacionado acima, está realizando levantamento genealógico também! Isso significa que vamos ganhar parentes que não conhecíamos e eles vão poder visitar São Francisco do Sul como se estivessem em casa. Podem vir pra Bahia também, se quiserem... E Londrina também, pois para lá migrou a família do irmão da minha bisavô Edith, o Aliatar Dutra.

Abaixo, foto das Ilhas São Jorge e Terceira (esta última, mais abaixo), de onde emigraram nossos antepassados:



5 Comentários:

Anonymous Duda said...

Galo cinza na cabeça!

É isso aí mano velho, se puxando. ;)

seg. out. 05, 08:12:00 PM BRT  
Blogger Lucy said...

Oi Humberto,
Sou Lucy Maurity Burle Kalache
Estava vagando pela internet, procurando coisas sobre a familia e me deparei com seu blog.
Joaquim Antonio Cordovil Maurity foi tio avo de minha mae, tio do meu avo Joaquim Antonio Cordovil Maurity Sobrinho.
Abraco,
Lucy

qua. nov. 04, 05:20:00 AM BRT  
Blogger Humberto Reis said...

Lucy Burle, você é parente da Diana Burle?

Já troquei emails com ela, mas o assunto não andou...

O parente mais distante que consta em minhas anotações é Carlota Maurity, que acrescentou o sobrenome Teixeira ao casar-se com José Zeferino Teixeira. Ela é avó paterna de minha bisavó Aristotelina Teixeira, que nasceu em 04 de agosto de 1900 no Rio dew Janeiro e foi morar em Santos.

Bom, a história toda posso contar em outro momento, não é?

Você não deixou email, então não consegui enviar nada. Podemos trocar emails?

O meu é:

humberto@humbertoreis.med.br

Agradeço pelo contato!

qua. nov. 04, 01:59:00 PM BRT  
Blogger Boris said...

ai amigo antes de mais nada Feliz
ano novo, creio que somos da mesma famíia Teixeira originaria dos açores que vieram pra Laguna depois
foram a Santo Antonio da Patrulha
depois se expraiaram pelo Rio Grande. Abraços.

qui. dez. 31, 08:40:00 PM BRT  
Anonymous Anônimo said...

Achei um Joaquim Maurity Sobrinho, era professor do patronato agrícola Visconde da Graça, Pelotas. Era também pintor, tendo um ateliê em sua residência. Mas só sei disso (de um jornal de 1925).

dom. jul. 31, 01:46:00 PM BRT  

Postar um comentário

<< Home