22 maio 2007

Certidões à mão!


Enfim, chegaram hoje as certidões de meu bisavô Nuno Braga e minha bisavó Aristotelina Teixeira. Uma maravilha!!

Pra prima Mariza de Oliveira Lopes, esclareço que o conteúdo da certidão da Aristotelina Teixeira é o mesmo da anterior que havia visto, apenas com o acréscimo da informação sobre o óbito ocorrido em 1983. Um suposto registro de casamento não passou de empolgação da moça do cartório, mesmo.

Pros demais, comento que não consta dados sobre a filiação paterna na certidão do Nuno Braga. Ou seja, consta apenas que ele é filho de Verônica dos Anjos.

Quanto ao parentesco com o Almirante Maurity (seria bisavô da Aristotelina Teixeira), enviei email à Marinha e já obtive duas respostas. Ainda que inconclusivas, as respostas evidenciaram a atenção e zelo da Marinha do Brasil com o cidadão: tenho em mãos dois novos endereços e um email de órgãos da Marinha responsáveis pela seção de arquivo.

Sozinho, o único que descobri é que o Almirante Maurity foi tema de selo dos Correios (foto ao lado), na época em que os contos de réis mudaram para cruzeiro. Em dados abertos na internet, encontrei informações sobre muitos almirantes, menos sobre o Joaquim Antônio Cordovil Maurity. Ah, a informação de que ele teria sido o primeiro almirante brasileiro não procede. Ele foi, isso sim, o primeiro comandante do Monitor Encouraçado Alagoas, quando era 1º Tenente em 1867.


3 Comentários:

Anonymous Anônimo said...

Tá longe em velho, já tá em 1867

ter. mai. 22, 08:02:00 PM BRT  
Blogger Humberto Reis said...

Isso não é nada. O legal é poder descobrir vários ramos no mesmo período, pra ganhar mais solidez.

ter. mai. 22, 09:34:00 PM BRT  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns pela pesquisa...vais longe pelo visto.

Beijos

qua. mai. 23, 06:07:00 PM BRT  

Postar um comentário

<< Home